GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES - Por João Victorino


Você sabia que mais de 90 % das empresas no Brasil e, 75% no mundo são familiares? Apesar de ser um número bem expressivo, cerca de 70% dessas empresas não ultrapassam seu fundador e, menos de 5% chegam à terceira geração.

A gestão de uma empresa familiar possui desafios diferentes do que as demais, devido suas particularidades de administração. Quando os sócios de um negócio compartilham laços de sangue, as preocupações e objetivos podem ser um pouco diferentes.

Por mais unida e ligada que uma família seja, ainda haverá momentos de confronto e desentendimento que podem levar ao distanciamento. Mas, quando essas pessoas fazem parte de uma mesma organização com fins lucrativos, somam-se as questões pessoais e profissionais do grupo.

Um bom administrador, ainda que não tenha formação acadêmica, deve analisar todo o cenário ao qual está inserido e promover mudanças a partir de ações positivas, garantindo a longevidade sustentável de seu negócio.

Estudos apontam que, empresas familiares que aplicaram determinadas estratégias administrativas estão conseguindo superar as dificuldades do seguimento e, promover saúde financeira à sua instituição.

Veja abaixo as principais técnicas e ferramentas utilizadas:

MODELOS DE GESTÃO

É um conjunto de estratégias definidas para conduzir o gerenciamento de um negócio e trazer resultados positivos.

Independentemente de qual, o modelo de gestão deve considerar todos os recursos materiais, financeiros, humanos, tecnológicos e informação disponíveis na organização.

O fator determinante para os negócios darem certo, ou seja, apresentarem resultado positivo é o exercício de uma boa gestão.

PDCA

P (plan: planejar):definir metas / definir métodos;

D (do: fazer):educar e treinar / executar / coletar dados;

C (check: verificar):metas x resultados;

A (act: agir):corretiva / preventiva / melhoria.

IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIA

Em um mundo de constante evolução tecnológica, uma das certezas que temos é que mudanças vão ocorrer tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional. Nesse cenário, implementar tecnologias passou a ser uma necessidade para atingir resultados mais facilmente.

APRENDA A LIDAR COM AS EMOÇÕES

Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção. (Aprenda técnicas de Inteligência Emocional, confira nosso vídeo sobre o tema: https://youtu.be/9ElpmZ5XYT8)


Você deve evitar pensar de imediato em um resultado negativo. Seja otimista, tente enxergar sempre o lado positivo das coisas e lembre-se que cada situação possui diversas saídas, basta você procurá-las.

No fim, o fundamental na gestão de empresas familiares, é que a pessoa que ocupa o cargo de liderança tenha visão estratégica para saber como mobilizar os recursos e seguir crescendo.

1 visualização0 comentário