Entenda o "Vendedor no novo normal”

Há várias décadas, nos deparamos com a necessidade de se reinventar e recriar. Agora não é diferente, sem o contato físico, sem visitas e encontros presenciais, é preciso se adaptar ao trabalho home office e mesmo quando no escritório, com vídeo chamadas.

Neste momento atual, em que o cliente deseja um especialista, um técnico, uma autoridade no assunto para poder ajudar na tomada de decisão de compra, é extremamente importante apresentar uma solução real, onde as vezes, o consumidor não sabe exatamente o que quer, e muitas vezes o vendedor é obrigado a aguçar seu sentimento para uma decisão de compra.

O “Novo normal” vem cheio de novas tecnologias e ferramentas, como por exemplo, o whatsapp, mídias sociais, vídeo chamadas, loja virtual, aplicativos de reuniões, lives, telegram, etc. O velho vendedor que leva sua pasta em baixo dos braços, acabou há muito tempo. O profissional que entrou no cenário de vendas, muitas vezes acaba nem sabendo o porque, as vezes apenas porque precisava trabalhar. Mas agora, é a hora da verdade, e só irá ficar vivo neste “Novo Normal” quem de fato for vendedor profissional.

Os consumidores modernos querem e precisam sentir um sentimento verdadeiro e serem aparados, é aí que entra o verdadeiro vendedor consultor. Vejo isso para todos os segmentos, desde balconista até uma indústria nuclear, do mais popular até o mais complexo produto.

O vendedor “Novo Normal” foi obrigado a se reciclar para conseguir atender às novas tendências e exigências de seus clientes, que em sua maioria ainda estão em mudança. Acompanhar e estudar este “Novo Normal” irá se tornar uma dura e incansável tarefa diária com adaptações constantes. Vamos rumo ao topo, porque só chega na linha de chegada, quem realmente estiver preparado para a escalada.

Guga Rios. www.agroemfrente.com.br

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