Como Resolver Conflitos no Trabalho!

Atualizado: 8 de Jul de 2020

Vive-se boa parte da vida trabalhando, se considerar-se um dia (24 horas), portanto, para um empregado que trabalha 8 horas diárias, são dedicados do seu dia 33,34% ao trabalho. Porcentagem considerável uma vez que 33,34% (para quem dorme 8 horas diárias) são usados para dormir, restando tão somente 33,32% para compromissos pessoais que em sua maioria estão inclusos filhos, cônjuge, atividades físicas, tarefas domésticas, sem contar o trânsito.

Por tal motivo, cada vez mais, existe um aumento da conscientização e importância de um ambiente de trabalho harmonioso, colaborativo e amigável. Embora seja o desejo do colaborador e fatores importantes para que as empresas desenvolvam suas atividades e cumpram suas metas, pode-se verificar no dia-a-dia corporativo que nem sempre a harmonia e o cooperativismo estão presentes, havendo conflitos.

Conflitos por diversas vezes se tornam problemas pessoais, o que leva a insatisfações existenciais, problemas no ambiente familiar, não realização pessoal, profissional e acarreta problemas de saúde dentre outros fatores. Pode-se tentar trazer formas positivas para enfrentar esses desafios através de um trabalho inverso:


Como Resolver Conflitos no Trabalho e Vida Pessoal

É possível iniciar pela “cereja do bolo”, e então, passar para formas de resolver conflitos através de lições, como segue:


NÃO IGNORE OS CONFLITOS: deixar para depois, fingir que ele não existe ou ignorar aquele colega, não irá solucionar o problema, ao contrário, terá grandes chances de agravá-lo, por isso, não se engane, encare que o conflito existe e que você está incomodado com ele, aceite o incomodo, não queira fugir, pense numa forma de expor de forma passiva, objetivando a solução positiva e assim ela ocorrerá.

CONTE ATÉ 10: não é no calor da emoção que será resolvido o conflito, somos humanos, mas temos instintos muitas vezes incontroláveis. Ocorreu o fato que o contrariou ou não estava conforme suas expectativas? Dê um tempo para si, vá beber um copo de água ou um café e conte (sim) até 10, 20, 30, conscientizando-se do que lhe incomodou. E nesse momento, seja sincero em seus pensamentos (ninguém precisa saber o que você está pensando), “não gostei do que fulano fez” e aí por diante. Após esse momento consigo de sinceridade “pura”, volte para o local do conflito e exponha suas contrariedades objetivando uma solução (um meio termo), mas com cautela, utilize de palavras adequadas, para que novos conflitos não sejam criados.

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UM CONFLITO É SEMPRE POSITIVO: somos seres em evolução, todas as experiências do nosso dia-a-dia nos trazem maturidade e novos aprendizados. O fato de algo ser positivo ou negativo ocorre de acordo com a escolha do ser que observa. Diante do livre arbítrio que nos foi permitido, opte por uma visão positiva, de não culpar, reprimir ou ignorar o comportamento. Todos são estimulados a buscar resultados positivos, se nos atemos a resultados negativos, nossa atividade não flui, criando barreiras desnecessárias, fazendo com que trabalhemos em constante medo e insegurança, com receio de que algo negativoa qualquer momento acontecerá. Portanto, opte pela solução positiva (que ocorra o que for melhor para as partes e a corporação), deixe as atividades de sua empresa fluir e sua carreira fluirá em conjunto.

MUDE O FOCO: temos que ter claro qual é o objetivo a ser alcançado por todos dentro da empresa em que trabalhamos, do mesmo modo que acima explanei sobre como frear o seu ímpeto no momento do conflito, nesse ponto quero deixar claro a importância de ter plena ciência de qual é o objetivo a ser alcançado pelo seu setor, por você e por sua empresa, esse é o ponto e o foco. Não importa se seus colegas de trabalho são bons ou ruins, tal fato não é importante, todos estão no mesmo ambiente de trabalho para alcançar o foco, cumpra as atividades necessárias para a sua realização. Não existe um na empresa e sim uma equipe que é composta de várias partes, pense numa orquestra, cada um toca um instrumento distinto, se afeiçoando somente com o instrumento tocado, objetivando a música que será tocada e o resultado que ouvimos é uma linda e mágica sinfonia.

OBSERVE SEUS PENSAMENTOS: Agimos de acordo com tudo que pensamos, mas se não estamos conscientes disso, somos guiados por pressuposições inconscientes, profundamente estabelecidas por experiências passadas e fatos pretéritos impositivos sobre o que é certo e errado. Todos nós podemos adquirir a habilidade de perceber nossos próprios padrões de pensamento e muda-los, tornando-os mais flexíveis para ajustar a um determinado pensamento, palavra ou ação (uma reação mais favorável), nos tornando mais flexíveis.

TENHA CONSCIÊNCIA DE SUAS COERÊNCIAS E SUAS INCOERÊNCIAS: a sinceridade consigo, quanto a seus pensamentos e sentimentos é essencial, inclusive para verificar se os seus objetivos pessoais se encaixam com os objetivos da empresa em que trabalha, uma simples observação como essa pode trazer grandes transformações em sua vida uma vez que alinha a sua vida profissional e a sua vida pessoal, descobrindo quem somos, nossos valores e crenças, possibilitamos a formulação de novas crenças adequando a nossa identidade e valores.

RECONHEÇA SEUS PADRÕES: uma vez que você sabe quais são seus padrões comportamentais é mais fácil de discernir se os conflitos que estamos sofrendo no trabalho estão se originando em nós ou no ambiente externo. É saudável deixar que o conflito suba a superfície, para que possa haver uma ressignificação da energia negativa que o envolve, o redirecionando na busca da intenção positiva que impulsiona os indivíduos e as organizações em direção a resultados específicos.

Tenha em mente que o conflito é uma forma de feedback. Trabalhe com o feedback que você recebe, buscando a intenção positiva que está por detrás dos pensamentos, linguagem e comportamentos. Você ficará surpreso ao ver quão facilmente se formam as estruturas de consenso.

Se estas dicas foram úteis para você, deixe seu comentário abaixo.

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