A real diferença entre COMPROMETIMENTO & ENVOLVIMENTO - Por João Victorino


Conto O Porco e A Galinha

“Estavam um dia o porco e a galinha passeando pela fazenda, quando chegou o fazendeiro e lhes propôs um desafio: eles seriam responsáveis por preparar um café da manhã diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas. No caso de falha, definida pela falta de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, prepararia bacon com ovos para começar o dia.

Estavam ambos motivados, o porco e a galinha, a cumprir a missão e entregar um cardápio diferente a cada dia pelas próximas duas semanas. Nos primeiros dias tudo correu bem, o porco sempre de maneira pró-ativa começava o dia a pensar no cardápio para o dia seguinte, dividia as tarefas necessárias para separar os ingredientes para a nova receita, pensava em formas inovadoras de cumprir as metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas a ela atribuídas.

Com o passar dos dias, as receitas ficaram cada vez mais elaboradas e o porco gastava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao fazendeiro. Com isso não tinha tempo para atribuir as tarefas para a galinha. Que por sua vez aproveitava o tempo livre para ciscar o chão e procurar minhocas. Isso limitava o tempo disponível ao porco que trabalhava ainda mais para cumprir as metas.

O final dessa fábula você já pode prever: o fazendeiro não é atendido nas suas solicitações, o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo, continua ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido…”

Para um bom profissional, é importante entender a diferença entre estar envolvido e estar comprometido. Envolver-se é participar de uma ação, causa ou situação parcialmente, é estar superficialmente envolvido com algo. Já comprometer-se é assumir uma alta responsabilidade, se sujeitar, se empenhar, dar a sua palavra e doar-se pela causa ou projeto.

Para gerenciar uma empresa, ou mesmo, para melhorar seu desempenho é necessário compreender que quando os membros da equipe são comprometidos, os resultados serão melhores, em comparação com uma pessoa ou um time apenas envolvido, que sempre estará a margem do sucesso, mas não inteiramente engajados.

E você, é envolvido ou comprometido? É porco ou galinha?




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo