A Postura e Mentalidade IDEAIS para o Empreendedor/Empresário - Por João Victorino


Muita gente compreende os termos empreendedor e empresário como sinônimos, mas a verdade é que eles dizem respeito a papéis distintos e complementares.

Empreendedor é quem identifica oportunidades e gera riquezas a partir delas. No mundo do trabalho, aquele tipo de pessoa que é capaz de criar uma empresa ou negócio a partir de uma simples ideia. Empresário, por sua vez, é todo indivíduo que tem competência para perpetuar essa mesma empresa ou negócio. Que consegue fazer crescer e prosperar aquilo que foi concebido e ainda precisa amadurecer!

Algumas pessoas se tornam grandes empreendedores, mas permanecem empresários medíocres; outros, exatamente o contrário. Poucos indivíduos são, ao mesmo tempo, empresários e empreendedores mutuamente.

É muito difícil ser bom nesses dois papéis, pois eles exigem competências bem diferentes.

Enquanto o empreendedor precisa ser apaixonante quando comunica sua visão acerca do futuro e demonstrar um nível de ousadia bem acima da média, o empresário geralmente convence as pessoas com base em argumentos concretos e toma decisões em conformidade com aquilo que analisou.

Por isso que empreendedores possuem mais dificuldades em lidar com suas emoções. Quem precisa provocar rupturas, ser muito seguro acerca daquilo em que acredita e ainda está disposto a enfrentar eventuais fracassos realmente necessita ter alguns atributos fora da curva.

Por outro lado, empresários bem-sucedidos manifestam um comportamento menos humanizado, mais voltado a resultados práticos.

A grande questão hoje em dia é que uma empresa não chega muito longe se você não possui o equilíbrio do seu papel. A sua postura e mentalidade em relação ao seu negócio, precisa sempre ser aprimorada, em evolução. Isso é fundamental para seu sucesso!




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo